POR QUE MANIPULAR?


POR QUE MANIPULAR?

Nos últimos 20 anos, tem crescido continuamente o número de pacientes e prescritores que utilizam os medicamentos manipulados em farmácias de manipulação. Entretanto, muitas pessoas ainda perguntam: “Qual a diferença entre o medicamento manipulado e o industrializado?”; ou então: “Posso confiar na qualidade do medicamento manipulado?”.

O medicamento manipulado tem como principal vantagem a individualização do tratamento, onde o profissional prescritor pode escolher a melhor dose e a melhor forma farmacêutica (cápsulas, xarope, supositório, etc) para cada paciente. A farmácia de manipulação considera que cada pessoa é única, e responde a determinado tratamento de acordo com suas características de peso, idade, estágio da doença e herança genética. Uma prova disso é a declaração de um executivo do laboratório Glaxo, da Inglaterra, que admitiu no jornal britânico “The Independent” que a maioria dos medicamentos surtem efeitos em menos de 50% das pessoas. Por isso, dois pacientes com a mesma doença e a mesma prescrição raramente tem o mesmo resultado, e vários médicos experientes optam por individualizar o tratamento formulando medicamentos manipulados.

Quanto à qualidade, o medicamento manipulado é um medicamento aprovado pelas leis sanitárias do Brasil e pela ANVISA, e as farmácias são inspecionadas regularmente pela Vigilância Sanitária, de acordo com leis rígidas de boas práticas de produção de medicamentos.
 

VANTAGENS DO MEDICAMENTO MANIPULADO
. Personalização: é possível adequar a fórmula exatamente para sua necessidade ;
. A dose e quantidade do medicamento é a exata para seu tratamento ;
. Possibilidade de usar medicamentos inexistentes nas drogarias ;
. Associação de vários medicamentos numa mesma fórmula ;
. Relacionamento do prescritor (médico/nutricionista/dentista/veterinário) com o farmacêutico em busca do melhor tratamento para o paciente.